sábado, 19 de maio de 2012

Extinções em Massa

É um processo constante, exigindo uma adaptação contínua das espécies mesmo na melhor das épocas. Os biólogos acreditam que este é um dispositivo que abre continuamente os nichos para espécies novas, abastecendo desse modo o motor da selecção natural e do crescimento da diversidade biológica, que sempre cresceu, mesmo que não continuamente, desde a primeira explosão de vida animal no Cambriano, há 540 milhões de anos. A mais famosa das extinções em massa é a mais recente: a do fim do período Cretáceo, quando os dinossauros se extinguiram. A extinção do Cretáceo, mais do que qualquer outra, tem gerado uma grande controvérsia.

Muitos cientistas afirmam que esta teria sido causada pelos efeitos atmosféricos de um impacto por asteróides, possivelmente este teria criado uma enorme cratera submarina na costa de Yucatan, no México. Mas outras explicações propostas para o desaparecimento dos dinossauros incluem a perda do hábitat, competição com mamíferos, mudança do clima, a propagação de doenças, um evento vulcânico maciço na Índia levando a um inverno vulcânico que durou meses ou anos, queda periódica de poeira cósmica, propagação das angiospermas e muitas outras possibilidades. No Permiano há 250 milhões de anos atrás é especialmente intrigante, em parte porque de longe esta foi a pior na história da terra: estimativas sugerem que até 95 % de todas espécies vivas antes do evento de extinção (incluindo todos trilobitas e muito outros grupos animais) desapareceram. Uma mudança na composição da atmosfera da terra, vulcões na Sibéria e outras causas foram sugeridas, mas ninguém sabe ao certo.




Reflexão: As extinções em massa ou crises biológicas são um acontecimento trágico que afectam um determinado grupo táxone. As causas são essencialmente de origem cosmológica ou geológica.
Quando de origem cosmológica, dão-se devido a radiações cosmicas como uma supernova ou o impacto de um meteorito com a superficie da Terra. De origem geológica é a existência de intensa actividade vulcânica que afecta a atmosfera, libertando poeiras e gases que formam perturbações nos ecossistemas, aumentando assim o efeito de estufa.


Fonte: http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/ecologia%20e%20ambiente/59670-extincao-de-especies-em-massa-consequencias-de-um-fenomeno-inevitavel http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/massext.html

1 comentário: