quinta-feira, 15 de março de 2012

Petróleo

O Petróleo é uma substância viscosa, mais leve que a água, composta por grandes quantidades de Carbono e Hidrogênio (hidrocarboneto) e quantidades bem menores de Oxigénio, Nitrogénio e Enxofre. A natureza complexa do Petróleo é resultado de mais de 1200 combinações diferentes de hidrocarbonetos. Ele pode ocorrer nos estados:
Sólido – Asfalto
Líquido – Óleo crú
Gasoso – Gás natural

O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos – ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.



Condições para a formação do petróleo




Inicialmente deve haver a matéria orgânica adequada à geração do Petróleo

Este material orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbias

O material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos

A matéria orgânica em decomposição por bactérias anaeróbias deve sofrer a ação de temperatura e pressão por períodos longos




O início do processo de formação do Petróleo está relacionado com o início da decomposição dos primeiros vegetais que surgiram na Terra. A maioria dos compostos identificados no petróleo são de origem orgânica, mas até que que a matéria chegue ao estado de petróleo são necessárias condições especiais. O ambiente marinho reúne tais condições.










No ambiente marinho é a plataforma continental a região que mais produz matéria orgânica. Os mares rasos também podem receber um grande aporte de matéria orgânica. Embora semelhante ao carvão quanto à composição (hidrocarboneto) o petróleo possui certas características especiais: por ser fluido pode migrar para a além de sua fonte geradora e acumular-se em estruturas sedimentares. O Petróleo ocorre normalmente em rochas sedimentares depositadas sob condições marinhas.





Impacte Ambiental:
Na exploração (derrames, incêndios)
No transporte (naufrágios, ruptura de oleodutos)
Na refinação (poluição atmosférica, dos solos e da água)
Na utilização.
Reflexão: A culpa dos desastres de vazamento de óleo não é necessariamente de quem consome, até porque somos reféns de um sistema econômico e tecnológico que ainda não conhece fontes de energia limpas e renováveis que substituam integralmente o petróleo. No entanto, nos dias que correm, e tendo conhecimento do quão prejudicial é o uso deste recurso, deviamos começar a pensar em produzir mais bens que utilizem energias limpas.




Reflexão:
A culpa dos desastres de vazamento de óleo não é necessariamente de quem consome, até porque somos reféns de um sistema econômico e tecnológico que ainda não conhece fontes de energia limpas e renováveis que substituam integralmente o petróleo. No entanto, nos dias que correm, e tendo conhecimento do quão prejudicial é o uso deste recurso, deviamos começar a pensar em produzir mais bens que utilizem energias limpas.



Fontes

http://www.geologiadopetroleo.com.br/natureza-e-origem-do-petroleo/

http://www.drm.rj.gov.br/admin_fotos/bacia_de_campos/figura7.gif

Sem comentários:

Enviar um comentário