quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cataratas de Sangue



Lindo não é?

Esta é a foto de um reservatório glacial  de água do mar, que dizem ser uma espécie de cápsula do tempo de um período da história da Terra.

Este reservatório esta localizado na Antárctida, mais precisamente  na borda da Taylor, onde encontra-se um pequeno ponto de vazamento, de onde flui as cataratas de sangue, que desembocam no lago congelado Booney. Possuem tal nome devido à coloração avermelhada resultado do ferro na água (na forma de íons férrico), que oxida em contacto com a atmosfera.


Neste reservatório foram encontradas bactérias debaixo do gelo, com cerca de 1.5 milhões de anos, bactérias privadas ao acesso de oxigénio e luz.


Na nossa opinião, a  presença de vida em um ambiente tão hostil como a deste reservatório, ajuda imenso a ultrapassar o paradigma que não  pode existir vida para alem do planeta Terra, para tal, a geologia teve um grande papel.




2 comentários:

  1. Uma notícia surpreendente, realmente há coisas inimagináveis.

    Parabéns pelo blog, muito organizado e elegante.
    Continuem o bom trabalho :D

    ResponderEliminar
  2. Através desta notícia descobrimos um bocado de passado congelado. Mais do que belo, é também interessante a nível geológico. Parabéns pelo blog, continuem pelo bom trabalho

    ResponderEliminar