sábado, 19 de novembro de 2011

O petróleo português


Carregado por Atayde1 em 26/04/2010
  
Portugal não tem petróleo nem gás mas tem lítio, no subsolo. É com lítio que se fabricam as baterias dos computadores portáteis, telemóveis, leitores de mp3, câmaras digitais, relógios e, dentro de algum tempo, dos carros eléctricos. A Nissan, a primeira marca a apostar na construção em massa dos novos veículos, vai instalar uma fábrica de baterias de lítio em território nacional. 
A produção de lítio, concentrada nas regiões de Guarda, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo, tem vindo a aumentar, assim como os pedidos de prospecção desse metal. Os dados da DGGE indicam que, entre 2005 e 2007, registou-se uma subida de 33% na exploração de rochas com lítio, para um total de 34 755 toneladas, avaliadas em cerca de meio milhão de euros. A dimensão das reservas não é, por enquanto, conhecida.

Da nossa parte esperamos que Portugal no futuro aproveite melhor a riqueza que provem do nosso subsolo, desta maneira podíamos combater a crise aumentado significativamente as exportações, mas enquanto Portugal não souber o potencial que têm não vai longe...

Sem comentários:

Enviar um comentário